O principal objetivo do movimento UWC é a criação de uma mentalidade propícia para o desenvolvimento da paz e da compreensão entre os povos, para a melhoria da condição humana. Trata-se de um projeto intrinsecamente idealista, voltado para a criação de um mundo melhor para todos os que o habitam, englobando todas as religiões e ideologias políticas, buscando não a homogeneização do pensamento, mas a compreensão das diferenças.

O processo seletivo para bolsas de estudo da UWC busca candidatos capazes de se identificar com este objetivo. Pessoas sectárias ou desinteressadas, egoístas ou comodistas, não devem se inscrever. A disposição pessoal a trabalhar pelos ideais do movimento, através de sua profissão ou de outro veículo, é o atributo mais importante de um candidato.

Dada a natureza da experiência, outras qualidades também são importantes, tais como maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas. Além disso, como o currículo acadêmico dos colégios é de nível bastante elevado, um desempenho escolar muito bom é necessário para o sucesso do candidato.

A seleção do aluno, feita pelos comitês nacionais, se baseia no mérito. Os selecionados recebem então bolsas de estudo integrais e parciais angariadas pelos próprios UWCs ou pelos comitês nacionais.

 

 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer