A primeira etapa do processo seletivo consiste em um exame de desempenho acadêmico composto por uma prova de múltipla escolha e uma redação. O exame é aplicado em dois blocos, com um intervalo de almoço entre eles. Os horários e demais detalhes são confirmados conforme cronograma do processo seletivo vigente.

MANHÃ: PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

A prova de múltipla escolha é apresentada na forma de dois cadernos de perguntas, contendo duas áreas de conhecimento (cada) e totalizando 58 itens (questões):

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (28 itens válidos)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias (30 itens válidos)

As áreas de conhecimento abrangem os seguintes componentes curriculares:

Áreas de Conhecimento

Componentes Curriculares

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Cada caderno possui seu respectivo cartão de resposta para preenchimento. Candidatos(as) não terão seu conhecimento de línguas estrangeiras testado, sendo certo que os 2 (dois) itens constantes do caderno de perguntas com tal conteúdo são, desde já, considerados nulos. 

Cálculo da Nota - Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O desempenho do(a) candidato(a) será mensurado em conformidade com sua proficiência demonstrada na resolução dos itens que compõem a prova. É empregada a metodologia de Teoria de Resposta ao Item na contabilização das respostas, que indicam – além de acertos – habilidades dos(as) candidatos(as) de acordo com características dos itens. Cada item é formulado conforme três parâmetros:

- Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm;
- Grau de dificuldade; e
- Possibilidade de acerto ao acaso (chute).

Esse tipo de metodologia permite a avaliação dos(as) candidatos de acordo com a coerência de proficiência demonstrada em suas respostas. Os conhecimentos, habilidades e conteúdos avaliados são derivados das Matrizes de Referência empregadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) no ENEM, tendo como base primordial conteúdo compatível com o currículo do Ensino Fundamental – e também noções sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas.

TARDE: REDAÇÃO

A prova de redação é composta por dois temas, dos quais o(a) candidato(a) deve escolher somente um para escrever a sua dissertação. A correção da redação avalia o(a) candidato(a) em dois âmbitos gerais: suas habilidades de escrita (ortografia, concordância, coesão e coerência) e sua capacidade de reflexão crítica sobre o tema em questão.

Enquanto a prova de múltipla escolha se assemelha ao formato pedagógico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a redação é apresentada e corrigida nos parâmetros de avaliação crítico-argumentativa acima.

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