Colégios

Embora os 17 United World Colleges ("Colégios do Mundo Unido") apresentem algumas diferenças, por se encontrarem em diferentes localizações geográficas e serem influenciados pelas culturas locais, todos eles têm uma coisa em comum: um compromisso com os ideais UWC.

Os Colégios estão divididos em duas categorias: os que oferecem um curso de 02 (dois) anos, com nível pré-universitário, baseado no Bacharelado Internacional (IB - International Baccalaureate), e os que oferecem esse programa dentro de colégios maiores, dando oportunidade a estudantes de outras faixas etárias para viverem em uma comunidade UWC.

A vida num UWC é extremamente estimulante e desafiadora. O cotidiano dos alunos se dá em torno de dois núcleos principais: o Programa Acadêmico, que segue o Bacharelado Internacional; e o Programa de Atividades, uma especificidade dos colégios UWC.

AulaPrograma Acadêmico: Bacharelado Internacional

Os Colégios do Mundo Unido seguem o currículo do Bacharelado Internacional (IB). Este sistema educacional foi criado em resposta à necessidade de um diploma que pudesse comprovar a conclusão do ensino médio em diferentes sistemas educacionais. O UWC teve um papel fundamental na criação do IB ainda que as duas organizações sejam independentes e que o IB também seja aplicado em outras escolas. O currículo acadêmico de dois anos orientado pelo Bacharelado Internacional (IB) culmina em um exame reconhecido por universidades no mundo todo. Tal exame é aplicado no colégio, mas é administrado e avaliado externamente em Genebra (mais informações podem ser obtidas na página do IB na Internet: www.ibo.org). No Brasil a aprovação no exame do IB é reconhecida pelo MEC como comprovação de conclusão do ensino médio e permite o acesso ao vestibular.

O programa apresenta uma ampla gama de disciplinas permitindo a estruturação de um currículo compatível com os interesses do aluno e ao mesmo tempo condizente com o objetivo de uma educação liberal e coerente. Na foto, uma aula prática de Biologia. O aluno deve cursar seis matérias devendo escolher uma de cada um dos seguintes grupos:

É necessário ter em mente que as opções de matérias acima citadas variam ligeiramente de acordo com o colégio.

Todos os candidatos ao diploma devem também:

Programa de Atividades

PianoAlém das aulas que ocorrem nos períodos da manhã, os alunos devem participar de uma série de atividades que ocupam os períodos da tarde e da noite alguns dias por semana. O movimento UWC entende que a formação acadêmica deve ser complementada por atividades esportivas, artísticas, de serviço social e de engajamento cívico. A cada semestre, os alunos devem participar em pelo menos uma atividade, de duas a quatro horas semanais, em cada uma dessas áreas. Há também palestras regulares sobre temas de relações internacionais, regiões ou países específicos, desenvolvimento sustentável, entre outros temas que perpassam os ideais do UWC. Adicionalmente, os alunos organizam shows multi-culturais, nos quais apresentam danças ou outras formas de expressão típicas de seus países. Abaixo citamos alguns exemplos dos tipos de atividade que são oferecidas (as atividades disponíveis variam de colégio para colégio, maiores informações nos sites dos colégios:

 

 

Atividades físicas Atividades artísticas Serviços sociais
Vela Coral Atividades com crianças doentes ou com problemas mentais
Mergulho Desenho e pintura Atividades com surdo-mudos
Volley Fotografia Visitas a asilos
  Teatro Resgate marítimo e de montanha
Montanhismo Dança típica e moderna  
Futebol Tecelagem  
Natação Cerâmica etc  
Tênis    
Musculação    
Na foto, mergulho com deficientes
Danças típicas Escalada