11 estudantes do Brasil ingressarão nos colégios UWC em 2017

Onze jovens brasileiros(as) engajados(as) acadêmica e socialmente, dentro e fora de sala de aula, ingressarão nos colégios UWC no segundo semestre de 2017. Os(as) estudantes foram selecionados(as) pelo processo seletivo realizado anualmente pela UWC Brasil. A geração de 2017-2019 representa nosso país e sua pluralidade de regiões, origens, narrativas e perspectivas.

No total, serão 18 estudantes selecionados pelo Comitê Nacional brasileiro matriculados(as) em nosso programa residencial e cursando o 1º e 2º anos do Bacharelado Internacional, desenvolvendo projetos e convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades em 12 de nossos colégios.

Por meio da oportunidade de imersão, interação e aprendizado em uma faixa etária crítica para a formação de opiniões e personalidades, a UWC promove a diversidade, integração entre povos e tolerância visando à paz e a um futuro sustentável por meio da educação desde 1962.  

Em um contexto global de conflitos e manifestações, muitas vezes violentas, da falta de entendimento do outro e do diferente, nossos colégios enfatizam o diálogo e compreensão por meio da empatia tanto da complexidade quanto das semelhanças da humanidade.

Pela primeira vez, três estudantes do Brasil farão parte da mesma geração do UWC Dilijan, na Armênia. Lucas de Lellis (aluno do Colégio Militar de Manaus, AM), Beatriz de Souza (Colégio Vértice Unidade II, São Paulo - SP) e Augusto Zschaber (Colégio Militar de Brasília, DF) embarcam juntos para a capital Erevan.

O colégio foi inaugurado em 2014 em parceria com a RVVZ Foundation, dos filantropos Ruben Vardanyan e Veronika Zonabend e focada em projetos de educação global, desenvolvimento territorial e filantropia na Rússia, na Armênia e em ex-repúblicas soviéticas.

Em abril de 2016, a unidade recebeu a visita de George Clooney. A cada ano uma jovem libanesa recebe uma bolsa integral financiada por Amal Clooney, advogada especializada em direitos humanos, com atuação focada na região, e esposa do ator hollywoodiano.

Já UWC Mostar, a unidade da Bósnia e Herzegovina, também dedicada à integração regional por meio da educação, receberá a mineira Luiza Zanardi (SEB Global, Nova Lima - MG). Ainda rumo à Europa, Humberto Cereser (Colégio Militar de Curitiba, PR) e Amanda Salgueiro (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Campos dos Goytacazes - RJ) ingressarão no UWC Maastricht, na Holanda, e UWC Adriatic, na Itália, respectivamente.

Em 2017, o Pearson College UWC homenageia o sextagenário do Prêmio Nobel concedido a Lester B. Pearson, proeminente diplomata e político canadense, por conduzir com sucesso as negociações entre as nações envolvidas na crise do Canal de Suez nos anos 1950. Pearson foi um dos principais articuladores para a inauguração da unidade no Canadá em 1974. Em agosto, o colégio recebe o brasileiro Thompson Marinho (Organização Educacional Farias Brito, Fortaleza - CE).

Com o ingresso de Cora Leopoldina (CEFET, Divinópolis - MG) e Jonas Costa (Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, São Sebastião do Paraíso - MG), serão pelo menos cinco brasileiros ao mesmo tempo no UWC-USA.

Por dois anos, Luana de Moraes (Colégio ETAPA, Jundiaí - SP) deixa o complexo metropolitano expandido de São Paulo pelo campus do UWC Mahindra, localizado em uma reserva natural de 175 acres que integram a cordilheira dos Gates Ocidentais, reconhecidos como patrimônio mundial pela UNESCO.   

O também paulistano Daniel Sugano (Colégio lantagi, Registro - SP) trocará a proximidade com a biodiversidade e Mata Atlântica do litoral sul de São Paulo pelas florestas de Nagano, próximo da cidade olímpica Karuizawa (1964). Daniel será o primeiro estudante brasileiro no UWC ISAK Japan, 17º colégio que passa a integrar nossa rede de instituições de ensino a partir do segundo semestre desse ano. 

Conheça a geração completa de 2017-2019:

Estudantes selecionados para a geração 2017-2019

Publicado em 25/6/2017

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer